Correio Popular Notícia


ANEL VIÁRIO
Moradores trancam estrada em protesto contra poeira

Data da notícia: 2016-08-10 09:37:45
Foto:

(Josias Brito) As obras do anel viário em Ji-Paraná seguem aceleradas, mas também têm gerado transtornos aos moradores da região. Nos últimos dias, aumentaram as reclamações por causa da sujeira nas ruas da cidade deixadas pelos caminhões.

A situação está sendo vivida por moradores da região, onde é construído o desvio rodoviário para veículos pesados do perímetro urbano da BR-364.

Cansados da poeira provocada por caminhões, máquinas e equipamentos do DER ? Departamento Estadual de Estrada e Rodagem do Estado de Rondônia, que diariamente passam pelo local, moradores decidiram trancar o acesso ao local na última segunda-feira (8), pedindo providência para o problema.

A equipe de reportagem do CP esteve no local e conversou com uma moradora que explicou a situação. Conforme ela, a estrada está, em alguns trechos asfaltada, mas as obras vêm provocando problemas na comunidade e doenças respiratórias. ?A conclusão do asfalto é uma reivindicação antiga da comunidade, justamente para não sofrer com barro e poeira?, lembrou Maria das Graças.

Ela explicou que por conta dos trabalhos que são realizados no local e o trafego de veículos pesados que passam pela estrada diariamente, o acumulo de poeira e terra nas propriedades aumentou.

Os responsáveis pela obra foram chamados várias vezes, mas até agora nada foi feito, explicou a moradora. Os moradores liberaram o anel viário no começo da noite última segunda-feira, mas avisaram que se uma atitude não for tomada em breve, o trânsito será novamente bloqueado.

Segundo os moradores, há anos que vem ocorrendo os transtornos na região. "Estamos cansados e indignados com essa situação porque é muita poeira. Quando vai passar qualquer veículo, levanta a poeira e ninguém enxerga nada. Já teve acidentes e não dá certo assim. Muitas crianças adoecendo por causa da poeira", disse um morador indignado.

Moradores como o aposentado Batista, que vive às margens da rodovia, precisam viver de máscara para se livrar da poeira. "Tem que ser assim porque se não morre antes do dia. A poeira aqui é grande. Até abandonamos a casa da frente por conta da poeira e ficamos apenas na parte de trás, da metade da casa. Não adianta limpar porque vem e suja", frisou.
A insatisfação por conta da falta de atenção do poder público no local é geral. Os moradores relatam ainda que na via vários acidentes já aconteceram. "Um motociclista vinha passando e levantou a poeira. Quando ele perdeu a vista foi surpreendido por um outro veículo. Não teve chance de desviar e colidiu com o ciclista", disse.

Entre os agravantes, a poeira é o pior deles, gerando problemas respiratórios e crises alérgicas em crianças e idosos. O diretor do DER, Marcelo Burgel, afirmou que não há condições de molhar toda extensão do anel viário.

?É uma obra que está em ritmo acelerado, já tem até previsão de instalar a capa asfáltica. Nenhum cidadão tem o direito de trancar uma via pública, nem mesmo o DER. Assumir compromisso de molhar toda a extensão, eu não posso?, salientou Burgel.

Fonte:






Noticia vista 1193 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.